sexta-feira, 8 de dezembro de 2017
Racismo Infantil
Qual é mais legal???
O que é Epistemologia Genética?
Como o professor pode ajudar o aluno a construir o conhecimento?
[...] não adianta continuar insistindo em perguntar o que a criança ou o adolescente já sabe, porque isso não desafia, antes aborrece, além de dar a sensação de que não se está sendo desafiado porque se é incapaz. Tampouco adianta perguntar o que está muito além de sua capacidade. Se isso acontece com freqüência, ao invés de ser sentido como desafio, pode produzir uma frustração exagerada, a qual acarreta um sentimento de incapacidade.
Trabalhos em grupo
Piaget enfatizava a importância da utilização dos métodos ativos, entre os quais salienta os trabalhos em grupos, para os quais é necessário coordenar diferentes pontos de vista, exigindo que o sujeito coloque-se no lugar dos outros. Eis as vantagens da atividade em grupo para o desenvolvimento intelectual: conhecer os outros ajuda a nos conhecermos; ao realizarmos tarefas conjuntas tendemos à objetividade; o trabalho conjunto fornece regras para o pensamento.
sexta-feira, 1 de dezembro de 2017
Dar uma "forcinha" ou lutar por igualdade?
Estes filtros que atrapalham o nosso ver, que atrapalham o nosso olhar perante aqueles com necessidades diferentes das nossas que faz está sociedade ser puro preconceito.Preconceito: conceito que formamos aprioristicamente, anterior à nossa experiência. Dois são os comportamentos básicos: uma atitude (predisposições psíquicas favoráveis ou desfavoráveis em relação a algo ou alguém – neste caso, desfavorável) e o desconhecimento concreto e vivencial desse algo ou alguém.Os preconceitos são como filtros de nossa percepção, colorindo o olhar, modulando o ouvir, modelando o tocar... – fazendo com que não percebamos a totalidade do que se encontra à nossa frente. Configuram uma predisposição perceptual.
Vídeo que mostra como uma "forcinha" pode prejudicar um deficiente:
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
E como incluir?!
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Inclusão
segunda-feira, 27 de novembro de 2017
Filosofando a diversidade
terça-feira, 21 de novembro de 2017
Ética e Moral
segunda-feira, 20 de novembro de 2017
Método Clínico Piagetino
“Saber observar, ou seja, deixar a criança falar, não desviar nada, não esgotar nada e, ao mesmo tempo, saber buscar algo de preciso, ter a cada instante uma hipótese de trabalho, uma teoria, verdadeira ou falsa, para controlar”.
quarta-feira, 15 de novembro de 2017
A sombra da mangueira
domingo, 15 de outubro de 2017
Aluno e a aprendizagem
domingo, 1 de outubro de 2017
O perigo de uma história única
Trabalhando a diversidade
domingo, 3 de setembro de 2017
Diversidade
Nesta semana iniciamos o VI semestre e o tema geral do mesmo será a diversidade, pensando na diversidade lembro da minha turma de 1° ano e no quanto os meus pequenos são diferentes e especiais.
São diferentes pela maneira que se expressam, pela maneira que aprendem, pelo jeitinho que cada um mostra a alegria de estar na escola, claro que nem todo o tempo é só alegria e são nestes momentos de conflitos que percebemos a importância de aceitar as diferenças de cada um e a respeitar a opinião do colega. Trabalhar a diversidade desde a infância é muito importante para termos um mundo sem preconceito, respeitando a identidade de cada ser.
A cada dia percebo que a turma fica mais entrosada e harmoniosa, e que cada um tenta ajudar da sua maneira. Acredito que está turma, até hoje na minha carreira, está sendo umas das mais difíceis de trabalhar, mas sei que estamos aprendendo muito com as diferenças de cada um.
domingo, 16 de julho de 2017
Conselho Escolar - Processos Coletivos e Participativos
Rede de aprendizagens
“Agora sim, está em nossas mãos a derrubada dos muros para fazer conexões com o mundo, a criação do espaço para a arte e a poesia, o tempo para o diálogo amigo, o trabalho cooperativo, a discussão coletiva, a partilha dos sentidos. Está em nossas mãos a construção de uma escola mais feliz. Feita por mestres e alunos que saibam, juntos, propor links e janelas para a sala de aula. Onde aprender não seja uma tarefa árdua e penosa, mas, sim, uma aventura” (RAMAL, 2000, p. 2)
Derrubando esses muros e criando teias para a aprendizagem com certeza conseguiremos resultados positivos em relação aos alunos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000017103.pdf
Professor reflexivo
"Aceita-se o sujeito em formação, quer ele seja o professor ou o aluno, como pessoa que pensa, e dá-se-Ihe o direito de construir o seu saber. Valoriza-se a experiência como fonte de aprendizagem, a metacognição como processo de conhecer o próprio modo de conhecer e a metacomunicação como processo de avaliar a capacidade de interagir. Reconhece-se a capacidade de tomar em mãos a própria gestão da aprendizagem."Através do nosso curso, com as interdisciplinas percebo que passei a ser mais reflexiva, pois percebo a hora de trocar, se estou no caminho certo e se entendo que não aprendo com meus erros e tento buscar sempre o melhor.
quinta-feira, 13 de julho de 2017
Avaliação na educação infantil
- A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;
- Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);
- A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);
- Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;
- A não retenção das crianças na Educação Infantil.
quarta-feira, 12 de julho de 2017
O que é conselho escolar?
- deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola;
- participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico;
- analisar e aprovar o Calendário Escolar no início de cada ano letivo;
- analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões;
- acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e;
- mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação.
Análise das postagens
Gestão Democrática
Fonte: http://educacaointegral.org.br/glossario/gestao-democratica/
Pais X Escola
Gestão Democrática ou Patrimonialista
Mapas Conceituais
Projetos de Aprendizagens
Definido por Hernández (1998) como "Projetos de Trabalho”, os projetos de aprendizagem oportunizam uma maior interação entre professor e aluno, visto que constrói um universo de ações diversificadas que permitem a participação ativa do aluno. Ao longo do trabalho por projetos, o professor desempenha o papel de mediador. Nesse sentido, sua postura de detentor único do saber não existe mais...”
domingo, 25 de junho de 2017
Gestão da Educação
domingo, 18 de junho de 2017
????
terça-feira, 9 de maio de 2017
Doenças causadas pela ansiedade
segunda-feira, 8 de maio de 2017
Ansiedade
Sabemos que a ansiedade é uma emoção normal do ser humano e é comum sentirmos essa sensação durante o dia a dia diante de algumas situações, o que não pode acontecer é a ansiedade se tornar presente em todos os momentos de nossas vidas, quando isso ocorre se torna um problema que pode virar uma doença