sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Como o professor pode ajudar o aluno a construir o conhecimento?

Um questionamento muito importante, que todo professor faz durante seus planejamentos é como ajudar seus alunos a aprenderem? No texto  "EPISTEMOLOGIA GENÉTICA" de Tania Beatriz Iwaszko Marques explica esse questionamento, mas de que maneira o professor pode ajudar o aluno a construir conhecimento? Auxiliando o processo de ação, fazendo interrogações, oferecendo oportunidades para pensar, auxiliando a estabelecer relações entre as coisas novas que se oferecem e os conhecimentos que já possui. Principalmente, transformando em pergunta algo que tendemos a expor. O esforço de responder é um momento ativo, que leva a construções. Para Becker e Marques (2001, p.61): 
[...] não adianta continuar insistindo em perguntar o que a criança ou o adolescente já sabe, porque isso não desafia, antes aborrece, além de dar a sensação de que não se está sendo desafiado porque se é incapaz. Tampouco adianta perguntar o que está muito além de sua capacidade. Se isso acontece com freqüência, ao invés de ser sentido como desafio, pode produzir uma frustração exagerada, a qual acarreta um sentimento de incapacidade.
 Podemos dizer que o grande desafio do educador, amparado pelas contribuições teóricas da Epistemologia Genética, é formular perguntas capazes de gerar as perturbações necessárias para provocar o interesse do aluno. Essas perguntas, quando fiz a entrevista clínica, percebi como induzimos as crianças na resposta, temos que fazer esse questionamento de maneira que provoque a curiosidade e que não induza a resposta, a tarefa não é fácil, mas com estudos chegamos lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário