Um questionamento muito importante, que todo professor faz durante seus planejamentos é como ajudar seus alunos a aprenderem? No texto "EPISTEMOLOGIA GENÉTICA" de Tania Beatriz Iwaszko Marques explica esse questionamento, mas de que maneira o professor pode ajudar o aluno a construir conhecimento?
Auxiliando o processo de ação, fazendo interrogações, oferecendo oportunidades para
pensar, auxiliando a estabelecer relações entre as coisas novas que se oferecem e os
conhecimentos que já possui. Principalmente, transformando em pergunta algo que
tendemos a expor. O esforço de responder é um momento ativo, que leva a construções. Para Becker e Marques (2001, p.61):
[...] não adianta continuar insistindo em perguntar o que a criança ou o adolescente já sabe, porque isso não desafia, antes aborrece, além de dar a sensação de que não se está sendo desafiado porque se é incapaz. Tampouco adianta perguntar o que está muito além de sua capacidade. Se isso acontece com freqüência, ao invés de ser sentido como desafio, pode produzir uma frustração exagerada, a qual acarreta um sentimento de incapacidade.
Podemos dizer que o grande desafio do educador, amparado pelas contribuições
teóricas da Epistemologia Genética, é formular perguntas capazes de gerar as
perturbações necessárias para provocar o interesse do aluno. Essas perguntas, quando fiz a entrevista clínica, percebi como induzimos as crianças na resposta, temos que fazer esse questionamento de maneira que provoque a curiosidade e que não induza a resposta, a tarefa não é fácil, mas com estudos chegamos lá.
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