quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A sombra da mangueira

Começo falando da afirmação “as coisas são assim porque não podem ser de outra maneira”, um professor jamais poderá pensar e agir desta maneira, não podemos calar um aluno, temos que deixar que exponha sua opinião, falando sobre o que sabe, sobre a sua leitura do mundo e sobre o que gostaria de aprender e é neste momento que entra a dialogicidade.
A dialogicidade é uma exigência da natureza humana, é comunicação, é vida e o fator de mais vida, precisamos dialogar com nossos alunos e instigá-los a pesquisar, a perguntar, pois através da curiosidade é que aprendemos, não podemos ser autoritários e podar a indagação dos alunos, é preciso sim que tenhamos um respeito mútuo entre os sujeitos que dialogam para que a aprendizagem realmente aconteça.
A curiosidade nos torna seres em permanente busca pelo conhecimento, somos seres inacabados e está curiosidade que nos consome que faz com que realmente aprendemos, nós docentes temos que desafiar a curiosidade, fazendo com que os alunos sempre busquem mais. O aluno que fala sobre o que gostaria de aprender e pesquisa sobre isso com certeza tem uma melhor aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário