sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

O que é Epistemologia Genética?

A Epistemologia Genética foi criada pelo biólogo suíço Jean Piaget (1896- 1980). Desde muito jovem, Piaget interessou-se em entender como surge o conhecimento humano e, para responder às suas questões, acabou criando uma das mais ricas teorias psicológicas que explicam a aprendizagem e o desenvolvimento humanos. 
Para a Epistemologia Genética, o conhecimento não vem pronto com a pessoa nem é imposto pelo meio. Essa teoria estuda a gênese das estruturas cognitivas, explicando-a pela construção individual mediante a interação radical entre sujeito e objeto , entre as condições internas do sujeito e as condições do meio físico e social. A Epistemologia Genética é considerada uma teoria interacionista, ou seja, é uma teoria que não prioriza nem as condições internas, nem as externas, na construção do conhecimento.
 Quando começou a se interessar pela explicação da origem do conhecimento, Piaget percebeu que teria que acompanhar o desenvolvimento da inteligência na criança, desde o seu nascimento
O método clínico piagetiano, que tem como objetivo verificar as estruturas do pensamento do sujeito.
A Epistemologia Genética de Jean Piaget diz que o conhecimento não se origina por pressão do meio, o que caracteriza o empirismo, nem por estruturas pré- determinadas, o que caracteriza o apriorismo. Para Piaget, a gênese das estruturas cognitivas é explicada pela construção – daí construtivismo – mediante interação radical entre sujeito e objeto. 
 A construção das estruturas cognitivas resulta de um processo permanente de síntese e não de uma justaposição ou soma da pressão do meio e da maturação de estruturas pré-determinadas. Convém lembrar o que diz Becker (2001, p.72): “Construtivismo não é uma prática, ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite (re)interpretar todas essas coisas”. 
Para Piaget (1976, p. 37), a construção de estruturas cognitivas só é possível por meio da ação, transformação e estabelecimento de relações, pois, “conhecer um objeto é agir sobre ele e transformá-lo, apreendendo os mecanismos dessa transformação, 6 vinculados com as ações transformadoras. Conhecer é, pois, assimilar o real às estruturas de transformações”.
 As novidades só podem ser assimiladas se houver estruturas de assimilação, que, por sua vez, já foram construídas. Logo, quanto mais se constroem estruturas de assimilação mais se abrem possibilidades para aprender. E quanto mais se aprende, mais possibilidades para construir estruturas de assimilação, o que garante condições para novas assimilações.
A aprendizagem só ocorre porque as estruturas já construídas até o momento o permitem.
 Ou seja, a partir do nascimento, inicia-se o desenvolvimento cognitivo e todas as construções do sujeito servem de base a outras. 
Retirei este resumo do texto "EPISTEMOLOGIA GENÉTICA" de  Tania Beatriz Iwaszko Marques, para nós professores é muito importante sabermos mais sobre a epistemologia genética, pois com este método levamos nosso aluno a pensar mais, e o conhecimento se da através da assimilação de um conhecimento sobre o outro, um conhecimento já existente nos leva a outro, fazer com que o aluno questione e pense sobre a aprendizagem leva-o a outro conhecimento. 

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