domingo, 18 de dezembro de 2016

Brasileiros perdem 3x mais tempo copiando conteúdo do que o país referência da América Latina

Tanto no momento da alfabetização, quanto nas séries mais avançadas é comum observarmos a utilização da cópia no processo de aprendizagem.
Enquanto para os menores a atividade acaba sendo utilizada pela repetição constante de determinadas palavras ou exercitação mecânica para memorização ou treino ortográfico. Entre os alunos mais velhos a prática geralmente acontece pela reaplicação de atividades dos livros didáticos, ou transcrição de conteúdo disponibilizado pelo professor unicamente através da escrita no quadro, sem possibilidade de material de apoio disponível.
A tática, entretanto, acaba sendo bastante questionada por pesquisadores da área. Buscando compreender porque estudantes cubanos geralmente obtinham desempenhos melhores quando comparados a outros países da América Latina, um economista americano realizou um estudo entre 36 escolas de Cuba, Chile e Brasil.
Entre os resultados, uma das conclusões do estudo verificou que o tempo de cópia em território nacional é o triplo do que o registrado nas salas de aula cubanas, colocando em cheque a utilização desse método.
É interessante observamos, portanto, que a utilização pedagógica da cópia só deve acontecer quando seu propósito resultar, de fato, na aprendizagem do aluno.
No caso dos alunos mais novos, se a tática favorece o desempenho de escrita e leitura, não se tratando apenas de uma transcrição vazia para preenchimento de tempo, ela pode acontecer sem grandes problemáticas.
No caso dos estudantes mais velhos, porém, o processo de cópia geralmente está ligado apenas a falta de material de suporte adequado, e interfere no tempo dedicado pelo professor a transmissão de fato dos conhecimentos da matéria.
Nessa hipótese, a melhor saída é o desenvolvimento de material pedagógico que otimize a construção do conhecimento em sala.
Lendo está reportagem percebi o quanto é fundamental a atualização do professor, devemos sempre estar nos aperfeiçoando para dar o melhor para o aluno. Trabalho com os pequenos e sei o quanto é importante a aprendizagem através do lúdico, sem o uso pertinente da cópia, buscar o conhecimento do aluno e o seu interesse, aulas dinâmicas e em grupo para chamar a atenção dos mesmos e o professor que não se atualiza, que não busca outros métodos fica na mesmice e não progride na aprendizagem dos alunos.

Fonte: https://www.escribo.com.br/estatisticas-sobre-sala-de-aula/

2 comentários:

  1. Olá Leticia, Consegues explicar porque a aprendizagem baseada em cópia é baixa? O que podes dizer para e das pessoas que escrevendo seus trabalhos, copiam textos de outros, mesclando (ou não) com o seu próprio texto, sem fazer referências?

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia, observe que estás misturando tua reflexão com o texto da reportagem.

    ResponderExcluir