sábado, 17 de dezembro de 2016

Espaço e forma na educação infantil: relato de uma experiência com professores atuantes em formação

Trabalho com uma turma de 1º ano, e as crianças quando chegam no início do ano letivo faço uma sondagem através de brincadeiras para saber o que os mesmos já sabem, e a maioria deles não tem noção sobre lateralidade e orientação espacial, percebo que isto não é trabalhado. Acredito que muitos professores estão preocupados em alfabetizar os pequenos ao invés de brincar com o que realmente é importante para a aprendizagem da criança, pois a alfabetização não é papel da educação infantil.
As brincadeiras que realizo com meus alunos para adquirirem o conhecimento sobre lateralidade e orientação espacial são de circuito, onde devem caminhar e correr pelo lado direito, depois pelo esquerdo, pular dentro dos bambolês, pular a sapata com os números até 10. Também faço atividades onde devem marcar o objeto que está em cima da mesa, embaixo da mesa, ao lado da mesa, recortar e colar objetos nas prateleiras correspondentes.
Para trabalhar as formas utilizo jogos de encaixe, formar desenhos com as figuras geométricas, labirintos por onde só podemos pisar na figura indicada pela professora, alinhavo das figuras.
A leitura do texto “Espaço e forma na educação infantil: relato de uma experiência com professores atuantes em formação” foi de grande importância, pois com o mesmo adquiri novos conhecimentos para trabalhar a lateralidade e as formas geométricas.  
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário