domingo, 18 de dezembro de 2016

Trabalhando adição e subtração

Com minha turma de 1º ano trabalho adição e subtração. Ambas operações estão sempre presentes na rotina da turma, através das brincadeiras e jogos. Depois de todos terem se apropriado da noção de número e suas quantidades começo a falar da adição, o que geralmente é fácil por utilizarmos no dia a dia.
Começo explicando se eu tenho 1 lápis e ganho mais 1 lápis, com quantos lápis eu fico? Assim vou falando de balas, borrachas e objetos do cotidiano da criança, depois montamos as contas.
Para explicar subtração falo de coisas em relação a alimentação, se eu tenho 5 balas e dou 3 para meu irmão, com quantas balas eu fico? Minha mãe fez 2 ovos, comi 1 com quantos ovos fiquei? Gosto de falar sobre as comidas pois eles tem noção de que foi tirado. Alguns jogos que faço com meus alunos envolvendo adição e subtração:
Nesta atividade quase toda a turma conseguiu chegar ao final do percurso. Gostaram muito e pediram para jogar mais vezes. Os alunos que não atingiram o objetivo são os que ainda não se apropriaram do número e sua quantidade.

 Na outra atividade os alunos deveriam ir fazendo a soma pelo caminho escolhido até ao centro e o resultado deveria ser 10. Neste jogo os alunos tiveram mais dificuldades, pois não conseguiam memorizar o resultado da soma anterior e poucos conseguiram chegar ao centro pelo caminho correto. Está atividade não foi bem aceita pela turma e ninguém quis repetir.

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