domingo, 18 de dezembro de 2016

Aguçando a curiosidade

Na primeira aula de ciências o professor fez uma experiência aguçando a nossa curiosidade para tentar entender o que acontecia com o saco que era furado e a água não vazava e nos propôs que fizéssemos uma experiência com nossos alunos, fiz a experiência da alusão inversa.

Ingredientes: desenhos em um papel, copo de vidro e água.
Instruções: escreva ou desenhe o que quiser no papel. Coloque-o atrás do copo de vidro e em seguida encha o copo de água. O desenho deve se inverter.

Para fazer está experiência fiz setas no papel e escrevi palavras simples, quando mostrei para os alunos ficaram espantados. Perguntei se alguém sabia por que isso acontecia e alguns disseram que era mágica, outros que era a água que fazia mudar a direção. Eles escreveram palavras e colocaram atrás do copo para mostrar para os colegas a "mágica".

Através desta experiência tive mais certeza do quanto é importante aguçar a curiosidade do aluno para que a aprendizagem aconteça.


Um comentário:

  1. Oi Letícia,
    Muito interessante sua reflexão sobre a atividade proposta na interdisciplina de ciências!
    A ciência é uma forma de estudar a realidade, de interrogá-la e de pensar sobre nossas hipóteses. Nesse contexto, propor aos alunos que façam pesquisa é possibilitar a ação dos alunos por meio da expressão de suas curiosidades. A pesquisa é, assim, uma importante forma de aprender pois se aprende sobre algo que incita a curiosidade.
    De que formas você acredita que o professor pode integrar o estudo das ciências na sua vivência escolar?
    Abraços, Tutora Tais

    ResponderExcluir