Para
uma boa aprendizagem da criança o principal é termos um bom planejamento.
Primeiro passo é conhecer o aluno, fazer uma avaliação para saber o que cada um
sabe, pois cada
um tem a sua própria forma de pensar, lidar com as suas coisas sozinho. Não existe
uma forma de fazer, cada um tem a sua maneira de fazer o que não quer dizer que
a maneira de cada um esteja errada, cada criança tem o seu tempo. Conhecer o que os alunos sabem com certeza ajuda a entender melhor o porquê que algumas
crianças não aprendem.
Muitas crianças não aprendem pois não tiveram
contato com os livros, histórias, pinturas e que temos que dar essa
oportunidade para interagirem com o mundo das letras através das brincadeiras,
do lúdico. Ter a leitura deleite diária, o cantinho da leitura na sala de aula é
importante para esse contato. Trabalhar com músicas que as crianças gostam
também é uma maneira para que a aula se torne prazerosa e que os mesmos se
envolvam mais com a aprendizagem.
Através das avaliações diárias vou
desenvolvendo projetos para que a criança
vá se apropriando do SEA (sistema de escrita alfabético), como exemplo a
sacola da leitura, onde o aluno lê com a família um livro que escolheu na sacola
e conta no outro dia para turma, encenações das histórias contada pela
professora, textos fatiados e reescritas das histórias com destaque das palavras
chaves, diferenciando vogais e consoantes, letra inicial e final das palavras.
Na matemática para trabalhar SND (sistema de
numeração decimal) quando faço a sondagem na turma no início do ano letivo
trabalho o nome próprio, separamos os nomes pela quantidade de letras. O aluno
deve contar quantas letras tem o seu nome e colar na coluna correspondente ao número. Também trabalhamos o
gráfico com o número com mais nomes e os com menos nomes.
Algumas atividades de matemática que faço com meus
alunos é a contagem com tampinhas, palitos de picolé coloridos(pelos alunos),
brincadeiras de sapata, árvore da adição, bingo dos números e trilhas com
adição e subtração.
Olá, Letícia. O planejamento das atividades é uma das etapas mais importantes do processo ensino e aprendizagem. O diagnóstico é a ferramenta que norteia nossa ação. Criar um mundo leitor em torno da criança é meio caminho andado para alfabetização, porém depende deste a capacidade da criança aprender a ler e escrever?
ResponderExcluirOi Leticia, observe que desta postagem poderias relatar várias aprendizagens, sendo a principal dela a que te fez compreender a importância do planejamento. Podes aproveitar e desdobrar. Fale sobre o ato de planejar, sobre o produto de um planejamento e das implicações deste planejamento para melhoria das aprendizagens.
ResponderExcluir