domingo, 18 de dezembro de 2016

O caminho para escola

Desenvolvimento: Em uma conversa informal, o professor indagará os alunos sobre como eles vem para a escola, caminhando, andando de bicicleta, de carroça... Perguntando para os alunos o que vêem neste caminho, se tem árvores, se nas ruas passam mais carros ou bicicletas, o que tem de bonito neste trajeto. Após serão distribuídas folhas para que cada um desenhe seu caminho.
O professor lerá o livro “Ruas, quantas ruas!
Em um papel cartaz, o professor colará uma foto da escola, e cada aluno colará o desenho em volta do retrato, mostrando por qual caminho chega à escola. Depois o professor fará um questionamento sobre as ruas do livro e as ruas que os mesmos percorrem para chegarem até a escola fazendo uma comparação da seu caminho com as ruas citadas no texto.

 Na turma de 1º Ano quase todos os alunos desenharam a rua da escola, não conseguiram fazer o trajeto da casa até a escola pois muitos moram longe e vem de escolar. Os desenhos mais detalhados foram dos que vem a pé, colocaram pontos de referência como mercado e parada de ônibus. A atividade de colar os desenhos para mostrar como chegam até a escola foi muito interessante, mais da metade da turma vem pelo mesmo lado (esquerdo). Foi um trabalho prazeroso e de muito aprendizado.
Neste trabalho percebi a importância das interdisciplinas, pois para que o aluno consiga mostrar o caminho de casa ou da escola precisa ter sua orientação espacial bem trabalhada, e isso envolve a matemática. devemos trabalhar todas juntas de forma prazerosa para um bom rendimento dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário