Desenvolvimento:
Em uma conversa informal, o professor indagará os alunos sobre como eles vem
para a escola, caminhando, andando de bicicleta, de carroça... Perguntando para
os alunos o que vêem neste caminho, se tem árvores, se nas ruas passam mais
carros ou bicicletas, o que tem de bonito neste trajeto. Após serão
distribuídas folhas para que cada um desenhe seu caminho.
O
professor lerá o livro “Ruas, quantas ruas!
Em
um papel cartaz, o professor colará uma foto da escola, e cada aluno colará o
desenho em volta do retrato, mostrando por qual caminho chega à escola. Depois
o professor fará um questionamento sobre as ruas do livro e as ruas que os
mesmos percorrem para chegarem até a escola fazendo uma comparação da seu
caminho com as ruas citadas no texto.
Na
turma de 1º Ano quase todos os alunos desenharam a rua da escola, não
conseguiram fazer o trajeto da casa até a escola pois muitos moram longe e vem
de escolar. Os desenhos mais detalhados foram dos que vem a pé, colocaram
pontos de referência como mercado e parada de ônibus. A atividade de colar os
desenhos para mostrar como chegam até a escola foi muito interessante, mais da
metade da turma vem pelo mesmo lado (esquerdo). Foi um trabalho prazeroso e de
muito aprendizado.
Neste trabalho percebi a importância das interdisciplinas, pois para que o aluno consiga mostrar o caminho de casa ou da escola precisa ter sua orientação espacial bem trabalhada, e isso envolve a matemática. devemos trabalhar todas juntas de forma prazerosa para um bom rendimento dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário