Para uma boa aprendizagem da criança o principal é termos um bom planejamento. Primeiro passo é conhecer o aluno, fazer uma avaliação para saber o que cada um sabe, pois cada um tem a sua própria forma de pensar, lidar com as suas coisas sozinho. Não existe uma forma de fazer, cada um tem a sua maneira de fazer o que não quer dizer que a maneira de cada um esteja errada, cada criança tem o seu tempo. Conhecer o que os alunos sabem com certeza ajuda a entender melhor o porquê que algumas crianças não aprendem. Segundo Rays (2000):
Planejar, portanto, é antecipar e projetar de modo consciente, organizado e coerente todas as etapas de uma determinada atividade que visa alcançar certos objetivos que levam a transformações concretas do que se pretende realizar.
Através das avaliações diárias vou desenvolvendo projetos para que a criança vá se apropriando do sistema de escrita alfabético, como exemplo a sacola da leitura, onde o aluno lê com a família um livro que escolheu na sacola e conta no outro dia para turma, encenações das histórias contada pela professora, textos fatiados e reescritas das histórias com destaque das palavras chaves, diferenciando vogais e consoantes, letra inicial e final das palavras.
Na matemática para trabalhar sistema de numeração decimal quando faço a sondagem na turma no início do ano letivo trabalho o nome próprio, separamos os nomes pela quantidade de letras. O aluno deve contar quantas letras tem o seu nome e colar na coluna correspondente ao número. Também trabalhamos o gráfico com o número com mais nomes e os com menos nomes. Algumas atividades de matemática que faço com meus alunos é a contagem com tampinhas, palitos de picolé coloridos(pelos alunos), brincadeiras de sapata, árvore da adição, bingo dos números e trilhas com adição e subtração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário