Quais as características mais marcantes dos estudantes da EJA?
No primeiro grupo de estudantes percebo que são marcados pelo mundo moderno. São ligados à mídia, moda. São ciborgues. Transgridem o padrão cultural. Por isso entram em choque com a cultura da escola, que é muito tradicional, apesar das tentativas de mudança (Escola Plural, por exemplo). Gostam de estar na escola mas não de estar na sala de aula.
No segundo grupo de estudantes percebo que são, em sua grande maioria, migrantes do meio rural ou de pequenas cidades. Eles sempre manifestam que querem estudar para resgatar o "tempo perdido". Este tempo está associado a uma escola tradicional conteudista, moralista. Gostam da escola e da sala de aula. Quando a rotina da sala de aula é quebrada através de projetos, palestras, filmes, eles acham que "não é aula" e que estão perdendo tempo. Saliento que existe uma pequena porção de estudantes que são mais flexíveis.
Falando sobre a maioria dos alunos do EJA nessa entrevista não foi o que percebi na observação feita para o trabalho do professor Evandro, aqui o professor diz que a maioria dos alunos não gosta de aulas diferenciadas e na conversa com alunos nos dias que frequentei as aulas percebi ao contrário, os alunos gostam do diferente, do novo, gostam de falar sobre o que querem e como aprender. Penso, será que estes alunos não querem mudança? Ou é este professor que não quer mudar? Fica no ar duas perguntas que precisam ser respondidas, e esse questionamento deve ser feito por todos os professores, me questionar é uma forma de avaliar o meu trabalho e poder entender o que é melhor para a aprendizagem significativa dos alunos.
Fonte:http://paulofreirefae.blogspot.com/2010/06/nome-alexandro-giovani.html
Fonte:http://paulofreirefae.blogspot.com/2010/06/nome-alexandro-giovani.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário