Para termos um bom planejamento é necessário traçarmos objetivos sobre o que será trabalhado, saber quais as metas quero alcançar com cada conteúdo e este é um passo importantíssimo para o exito do trabalho. Para Rays (2000):
O como desenvolver o objetivo-conteúdo da matéria de ensino não é tarefa que cabe exclusivamente ao educador. A participação dos educandos, de forma direta e/ ou indireta conforme a situação didática, pode auxiliar o educador no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem. Assim, sempre que possível, a participação dos educandos no planejamento desta variável torna-se quase imprescindível, uma vez que são eles os principais interessados na aprendizagem e redescoberta dos objetivos-conteúdos da matéria escolar, como na própria busca de novos objetivos-conteúdos que venham a contribuir com o processo de aprendizagem.
Mais uma vez, estudos e pesquisas mostram o quanto é importante trabalhar com projetos de aprendizagem, planejar com os alunos faz com que os mesmos se tornem protagonistas desta aprendizagem, e não somente memorização e repetição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário