Método Clínico Piagetino
O método clínico piagetiano é uma forma de auxiliar na aprendizagem do aluno e na avaliação do mesmo. Através dos questionamentos que vão sendo feitos ampliamos e complementamos as perguntas de acordo com as respostas dos entrevistados e assim obtemos uma melhor interpretação do que vão dizendo. De acordo com Piaget (1926, p.11) :
“Saber observar, ou seja, deixar a criança falar, não desviar nada, não esgotar nada e, ao mesmo tempo, saber buscar algo de preciso, ter a cada instante uma hipótese de trabalho, uma teoria, verdadeira ou falsa, para controlar”.
Quando fizemos uma entrevista clínica e todas as respostas são dadas espontaneamente, sem a criança pensar em responder, ou sem a intervenção de algum adulto, essas respostas são as de maior valor e as que nos interessam conhecer, pois conseguimos avaliar o desenvolvimento e promover a aprendizagem.
Postagem realizada em 20/11/2017
Este método tem me ajudado a tentar entender o que se passa na mente de cada aluno,
buscar compreender o seu tempo de aprendizagem, me questionar sobre meus
planejamentos, se estou conseguindo realmente atingir cada aluno. Para Becker e
Marques (2001, p.61):
[...] não adianta continuar insistindo em perguntar o que a
criança ou o adolescente já sabe, porque isso não desafia, antes aborrece, além
de dar a sensação de que não se está sendo desafiado porque se é incapaz.
Tampouco adianta perguntar o que está muito além de sua capacidade. Se isso
acontece com frequência, ao invés de ser sentido como desafio, pode produzir
uma frustração exagerada, a qual acarreta um sentimento de incapacidade.
Podemos dizer que o grande
desafio do educador, amparado pelas contribuições teóricas da Epistemologia
Genética, é formular perguntas capazes de gerar as perturbações necessárias
para provocar o interesse do aluno.
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