domingo, 30 de junho de 2019

Postagem 3

Gestão Democrática

Quando penso em gestão democrática vem logo em minha mente a escola em que trabalho há 9 anos, durante todo este tempo houveram muitas mudanças e o melhor é saber que as mudanças foram para o bem, muito ainda precisa ser mudado, acrescentado mas sei que estamos no caminho certo e com os estudos realizados na interdisciplina de organização do ensino fundamental pesquisei mais para ter a certeza do que ainda precisa ser feito.
gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. Esta participação incide diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar (planejamento, implementação e avaliação) seja no que diz respeito à construção do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de natureza burocrática.
Essa perspectiva de gestão está amplamente amparada pela legislação brasileira. A Constituição Federal de 1988 aponta a gestão democrática como um dos princípios para a educação brasileira e ela é regulamentada por leis complementares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional da Educação, em sua meta 19.
É fundamental compreender a questão da gestão democrática para além do seu aspecto conceitual. Não se trata apenas de uma concepção de sociedade que prima pela democracia como princípio fundamental, mas do entendimento de que a democratização da gestão é condição estruturante para a qualidade e efetividade da educação, na medida em que possibilita que a escola crie vínculos com a comunidade onde está inserida, paute seu currículo na realidade local – conferindo sentido a proposta pedagógica – e envolva os diferentes agentes em uma proposta corresponsabilidade pela aprendizagem e desenvolvimentos dos estudantes.
Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem. Nessa perspectiva, o modelo tradicional de organização da escola ainda é um grande obstáculo, conferindo ao diretor ou equipe diretiva as prerrogativas de decisão sobre a escola, e sua comunidade.
Mesmo com a existência de legislações que amparem a construção de uma gestão descentralizada, é preciso que a própria instituição escolar transforme sua cultura na perspectiva do diálogo igualitário, da horizontalidade e do equilíbrio entre as forças que compõem a comunidade escolar.
Depois da pesquisa conclui que estamos andando devagar neste caminho, mas que estamos certos rumo a gestão democrática.
Fonte: http://educacaointegral.org.br/glossario/gestao-democratica/

Postagem realizada em 16/07/2017

Hoje relendo está postagem vi que no ano de 2017 as coisas haviam melhorado, mas hoje com alguns governantes tiranos, que tem a coragem de dizer que eles tem o poder da caneta e temos que acatar o que decidem fiquei decepcionada com a política, mas muito orgulhosa do que me tornei. Durante este período de graduação na UFRGS me tornei questionadora, a não aceitar o que me impõe, a me abrir para o diálogo, a escutar mas também batalhar pelo direito de ser ouvida e sei que a modalidade de avaliação do PEAD, através do Workshop me ajudou, vamos dizer que perdi um pouco a vergonha de falar.
E voltando a gestão democrática, batalho todos os dias para que ela realmente ocorra no município onde trabalho, pois CCs não vão lutar com o mesmo vigor de quem foi eleito para lutar pela escola. Posso até ter perdido essa batalha para esses políticos tiranos, mas não a guerra, continuarei em busca do melhor para meus alunos, escola e para minha profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário