Com os estudos realizados nesta semana sobre
psicologia muitas coisas me chamaram a atenção principalmente as palavras de
Manoel Tosta Berlinck (psicopatologia fundamental) sobre a aprendizagem.
Segundo ele "o aprendizado ocorre porque o estudante ama o mundo, e o
professor deve ser capaz de orientar esse amor em direção a objetos de prazer.
O aluno abre mão da vontade dele para o professor ensiná-lo, se ele não abrir
mão fica difícil ele aprender alguma coisa porque vai esquecer e se interessar
por outros assuntos." Essa relação do professor x aluno em última
instância é amorosa.
Postagem realizada em 21/11/2015
Ao ler essa minha postagem do 2º semestre não
entendi muito bem o que eu quis dizer, pois achei o título da postagem diferente
do que falei e não escrevi nada em relação ao título, simplesmente copiei a
citação e não dei minha opinião sobre a mesma.
Como ver então o relacionamento entre professor e aluno, situação aparentemente
tão simples em que um está ali para transmitir certos conteúdos escolares e o
outro, para aprendê-los? À
primeira vista, a relação pedagógica resume-se à escolha de um bom método de ensino, um planejamento adequado das matérias e um certo conhecimento das competências intelectuais dos aprendizes. Segundo Cunha
(2008):
O professor psicanaliticamente orientado deve observar as atitudes
conscientes de seus alunos, como também as suas, procurando desvelar os desejos escondidos por trás delas. O professor que aceita o paradigma psicanalítico está sempre interessado em ir além de ministrar uma boa aula – no sentido técnico da expressão. Seu olhar volta-se constantemente para os motivos desconhecidos que o levam a estar ali, as possíveis razões que o motivam a relacionar-se
com seus alunos desta ou daquela maneira. Ele é um profissional que tende
a valorizar menos a manutenção do bom comportamento de seus educandos e mais a livre expressão das crianças e dos jovens que estão sob os
seus cuidados.
CU N H A, M.V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Editor a Lamparina,
2008. ISBN -13: 9788 5982715 07. (sic)
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