domingo, 17 de fevereiro de 2019

Postagem 2


Com os estudos realizados nesta semana sobre psicologia muitas coisas me chamaram a atenção principalmente as palavras de Manoel Tosta Berlinck (psicopatologia fundamental) sobre a aprendizagem. Segundo ele "o aprendizado ocorre porque o estudante ama o mundo, e o professor deve ser capaz de orientar esse amor em direção a objetos de prazer. O aluno abre mão da vontade dele para o professor ensiná-lo, se ele não abrir mão fica difícil ele aprender alguma coisa porque vai esquecer e se interessar por outros assuntos." Essa relação do professor x aluno em última instância é amorosa.
 http://blogdaleticiafriedrich.blogspot.com/2015/11/paradigma-psicanalatico-na-educacao.html
Postagem realizada em 21/11/2015
Ao ler essa minha postagem do 2º semestre não entendi muito bem o que eu quis dizer, pois achei o título da postagem diferente do que falei e não escrevi nada em relação ao título, simplesmente copiei a citação e não dei minha opinião sobre a mesma.
Como ver então o relacionamento entre professor e aluno, situação aparentemente tão simples em que um está ali para transmitir certos conteúdos escolares e o outro, para aprendê-los?  À primeira vista, a relação pedagógica resume-se à escolha de um bom método de ensino, um planejamento adequado das matérias e um certo conhecimento das competências intelectuais dos aprendizes. Segundo Cunha (2008):
O professor psicanaliticamente orientado deve observar as atitudes conscientes de seus alunos, como também as suas, procurando desvelar os desejos escondidos por trás delas. O professor que aceita o paradigma psicanalítico está sempre interessado em ir além de ministrar uma boa aula – no sentido técnico da expressão. Seu olhar volta-se constantemente para os motivos desconhecidos que o levam a estar ali, as possíveis razões que o motivam a relacionar-se com seus alunos desta ou daquela maneira. Ele é um profissional que tende a valorizar menos a manutenção do bom comportamento de seus educandos e mais a livre expressão das crianças e dos jovens que estão sob os seus cuidados.

CU N H A, M.V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Editor a Lamparina, 2008. ISBN -13:  9788 5982715 07. (sic)

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