domingo, 29 de maio de 2016

Brincar é coisa séria?

Após as leituras realizadas na interdisciplina de Ludicidade "Concepções do brincar na psicologia " e  "A teoria da diversão" entendi que brincar é coisa séria e muito séria, através das brincadeiras nos desenvolvemos emocionalmente, intelectualmente e além de construirmos aprendizados também brincamos com o futuro, toda criança já brincou do que queria ser quando crescer ou de mamãe e filhinhos. Toda brincadeira feliz nos trás boas recordações e com certeza nos torna adultos mais felizes. Também acredito que em algumas brincadeiras o adulto não deva interferir, impondo como os pequenos devam brincar, tudo tem o seu momento e para que as crianças se desenvolvam mais é preciso que elas mesmas estabeleçam as regras de como brincar.

sábado, 28 de maio de 2016

Libras

Adorei a primeira aula de libras, nunca tive contato com pessoas surdas e o máximo que sabia de libras foi através da tv ou em palestras que assisti alguns intérpretes.
Libras é uma língua e foi reconhecida no Brasil como Língua Oficial do em 24 de abril de 2002. Em toda licenciatura é obrigatório a disciplina de libras.
O que mais me chamou a atenção nesta primeira aula foi saber que geralmente um surdo quando se apresenta mostra seu sinal ao invés de mostrar o seu nome, tenho certeza que vou adorar estudar está interdisciplina.
"Deus me fez surdo para que eu ouvisse a sua voz e a transformasse em música para o mundo."
Beethoven

Navio Negreiro

   Na primeira aula de literatura também trabalhamos o poema Navio Negreiro de Castro Alves, e já neste primeiro trabalho pude perceber que cada pessoa interpreta o poema da maneira que o mesmo a impactou, pois para fazermos este acróstico em alguns pontos nem sempre todos os integrantes do grupo concordavam, pois nem todos foram tocados da mesma maneira. Depois de algumas discussões sobre o  ponto de vista de cada um, este foi o trabalho elaborado sobre os sentimentos que esta leitura nos causou:

Primeira Aula de Literatura

   A primeira aula com a professora Ivany foi muito interessante, ela mostrou alguns pontos importantes de como trabalhar a literatura:
  • Que sentimentos e que ideias a leitura nos provoca?
  • Nem sempre uma leitura impacta a todos da mesma maneira;
  • Não podemos querer uma mesma resposta se somos diferentes.
"Literatura é a feitiçaria que se faz com o sangue do coração humano"
Guimarães Rosa

domingo, 8 de maio de 2016

Projeto Alimentação

  Durante a semana do dia 25 a 29 de abril foi realizado na minha turma de 1º ano juntamente com a professora Olga Pastoriza o Projeto Alimentação. Foi um projeto que chamou muito a atenção dos alunos e que se encaixou perfeitamente com duas interdisciplinas que estou estudando este semestre, Ludicidade e Literatura.
  O projeto tinha como foco principal a alimentação saudável e os benefícios da mesma. Durante esta semana trabalhamos dois livros e muitas brincadeiras o que fez com que a aprendizagem se tornasse mais prazerosa e divertida.
  O primeiro livro trabalhado foi  "O Grande Rabanete" , onde a professora leu a história e fez a dramatização da mesma com os alunos. Neste dia  os alunos pintaram o personagem principal da história e na hora do almoço comeram salada de rabanete.

  
  O outro livro trabalhado foi "O que não cabe no meu mundo GULA", este livro foi lido dentro da Busoteca, um ônibus que a prefeitura do município onde trabalho adaptou para incentivar a leitura.


 

  A culminância do projeto se deu através da brincadeira onde os alunos tinham os olhos vendados e através do paladar falavam sobre qual a fruta que estavam comendo e falavam se gostaram ou não, se era ácida, azeda, doce, amarga e outras sensações que tiveram.


  Este projeto teve outras atividades envolvendo disciplinas como matemática e português, o trabalho desenvolvido foi muito gratificante para todos os alunos e para as professoras, onde cada vez mais temos a certeza da importância de trabalhar as disciplinas num conjunto, e principalmente do incentivo a leitura e de brincar durante a aprendizagem.