sexta-feira, 1 de julho de 2016

Música e os benefícios na aprendizagem

Eu, particularmente adoro trabalhar música com meus alunos. Cantamos todos os dias quando a aula começa, músicas que já foram cantadas em outras atividades ou uma simples de bom dia coleguinha. Através da música os alunos aprendem e interagem melhor. Sempre utilizo a música para ensinar uma letra nova ou para trabalhar projetos como alimentação.
Trabalhando a música também consigo me aproximar mais dos alunos que tem dificuldades de aprendizagem ou de convivência. A música ajuda também na inclusão.
Pesquisando sobre música para outras atividades encontrei está reportagem da revista Nova Escola que fala  como é bom trabalhar  música. Através dos estudos entendi também que não devemos só cantar e sim trabalhar os instrumentos, os sons, as composições...
O que é música? No dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o termo música é definido como a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras que variam conforme a época e a civilização. No âmbito da Educação Musical, contudo, a música deve ser entendida como linguagem artística, imprescindível para a formação humana dos alunos. As composições, interpretações e improvisações que comumente chamamos de "músicas" são, na verdade, produtos desta linguagem. Aprender música na escola significa, portanto, aprender a se expressar por meio dos sons e desenvolver habilidades como o canto, a execução instrumental, a audição e a improvisação sonora. O desafio, agora, é considerar toda essa diversidade da produção musical brasileira e mundial (que está em discos, filmes, na internet, nas canções, ou no som puro da voz e dos instrumentos) e leva-la para a sala de aula de maneira planejada.
A música está intimamente ligada às tradições e à cultura das sociedades na história. Compreender esta linguagem é chave para construir a sensibilidade.
Fonte:http://novaescola.org.br/fundamental-1/musica-1o-2o-anos-640283.shtml?page=1

2 comentários: