Pesquisando sobre a ansiedade encontrei uma frase do psicólogo Alexandre Bez, especialista em relacionamentos pela Universidade de Miami e em ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia, de que a ansiedade é pior de todos os males psicológicos “Ela é o gatilho para desencadear outros transtornos. Dentro do ponto de vista psicológico, podemos definir ansiedade como um estado mental praticamente subjetivo carregado de apreensão e recheado de incertezas”, diz o psicólogo. A ansiedade se não for tratada pode virar uma doença e nos causar outras enfermidades.
Sabemos que a ansiedade é uma emoção normal do ser humano e é comum sentirmos essa sensação durante o dia a dia diante de algumas situações, o que não pode acontecer é a ansiedade se tornar presente em todos os momentos de nossas vidas, quando isso ocorre se torna um problema que pode virar uma doença
Sabemos que a ansiedade é uma emoção normal do ser humano e é comum sentirmos essa sensação durante o dia a dia diante de algumas situações, o que não pode acontecer é a ansiedade se tornar presente em todos os momentos de nossas vidas, quando isso ocorre se torna um problema que pode virar uma doença
É muito
importante tentarmos identificar quando a ansiedade que estamos sentindo está
fora de controle para podermos buscar ajuda.
Com as pesquisas realizadas sobre a ansiedade ficou evidente que está é a doença do século, pois através dela outras doenças surgem, e no mundo de hoje, em que queremos todas as respostas de imediato temos que nos controlar para nos ficarmos doentes.
Olá, Letícia. Realmente, a ansiedade é o mal do século. Na tua opinião, porque esse transtorno está tão aparente hoje em dia, que fatores contribuem para que ele apareça de forma tão intensa? Nossos avós dificilmente saberiam nos informar a respeito, isso significa que a ansiedade não existia naquela época?
ResponderExcluirAcredito que está muito aparente pelo fato das nossas vidas serem muito agitadas, estamos sempre em busca de algo mais, queremos resolver as coisas antecipadamente, não conseguimos esperar e essa busca incessante é um dos principais fatores da ansiedade.
ExcluirA ansiedade existia na época de nossos avós sim, mas de maneira mais branda, não existia toda está tecnologia e essa busca por respostas de hoje é o que faz a diferença de ansiedade de hoje para aquela época.
Em que doenças a ansiedade pode se "transformar"? Como identificar o limite entre a ansiedade normal e até "saudável", daquela que tende a adoecer?
ResponderExcluirExistem diversos tipos de distúrbios de ansiedade. Os mais comuns são:
Excluir- Transtorno de ansiedade generalizada;
- Síndrome do pânico;
- Fobia social;
- Fobias específicas (claustrofobia, aracnofobia, agorafobia, etc).
Há outros quadros que têm a ansiedade como pano de fundo, como:
- Transtorno obsessivo compulsivo (TOC);
- Transtorno de estresse pós-traumático;
- Transtorno fóbico-ansioso.
Podemos identificar o limite quando não conseguimos mais controlar esse sentimento, ficamos com dor de barriga, mãos suadas, tremores no corpo e é muito importante tentarmos identificar quando a ansiedade que estamos sentindo está fora de controle para podermos buscar ajuda, pois se sentimos isso todos os dias já virou uma doença.
Achei extremamente pertinente o tema escolhido pelo teu grupo, fui acometida deste mal nestes últimos meses, estou na expectativa pela apresentação de vocês, quem sabe encontro algumas respostas para minhas aflições!!!
ResponderExcluirRetornando ao tema, a pesquisa realizada auxiliou de alguma maneira você ou tua prática em sala?
No seu trabalho você relatou durante a apresentação a questão de estarmos vivendo em uma sociedade do imediatismo, dentro de sala de aula você visualiza tal perfil? Como seus alunos expressam a ansiedade?
ResponderExcluir