- Crianças igualmente inteligentes, mas com saberes diferentes.
- Mudou o foco de “como se ensina” para “como se aprende”.
- Tirou da escola o monopólio da alfabetização e recolocou no centro dessa aprendizagem o sujeito ativo e inteligente.
- A mão que escreve e o olho que lê, estão sob o comando de um cérebro que pensa sobre a escrita.
- Nenhuma criança entra na escola sem saber nada sobre a escrita.
- O processo de alfabetização é longo e trabalhoso para todos, não importa a classe social.
- Ambiente escolar é aquele que propicia diferentes interações com a língua escrita.
- A escola é uma instituição poderosa, capaz de dar à luz ao conhecimento e o prazer de aprender.
- O professor deve atuar como aquele que busca investigar e interpretar os saberes dos alunos e a forma como se relaciona com a língua escrita.
terça-feira, 27 de outubro de 2015
Síntese dos textos sobre Emília Ferreiro
Após as leituras dos textos sobre Emília Ferreiro, como síntese da aprendizagem montei um esquema com o que mais me chamou a atenção. Com estas leituras, aprofundei mais o meu conhecimento sobre alfabetização e a minha certeza de que todas as crianças são capazes de aprender.
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