A ansiedade excessiva tem múltiplas faces e pode acometer os indivíduos de diversas formas. Ao longo dos anos, se não tratada, pode ocasionar doenças psicológicas mais graves. Saiba quais são elas:
TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)
O problema faz com que o paciente apresente um pensamento obsessivo, que gera uma crise de ansiedade que será aliviada por meio de um comportamento específico. Preocupar-se excessivamente com a sujeira, pisar em faixas da mesma cor, checar as fechaduras das portas diversas vezes, apresentar uma necessidade exagerada pela ordem ou medo de passar por determinados lugares, são alguns dos sintomas.
TRANSTORNO DE ANSIEDADE
Generalizada também conhecida como tag. nesses casos, o paciente apresenta-se, em grande parte do tempo, ansioso. Ele é tomado por sintomas físicos e psíquicos quase constantes, como irritabilidade, dificuldade de concentração e depressão.
TRANSTORNO DO PÂNICO
Esse distúrbio faz com que o paciente tenha ataques repetidos de medo intenso. entre os sintomas estão desconforto, sensação de morte iminente, perda de controle, falta de ar e formigamentos. As crises podem durar minutos, e leva a pessoa a um sofrimento contínuo.
ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO
Ele acontece quando o paciente passa por uma situação de estresse muito grave. Com isso, ele desenvolve um medo de situações que, direta ou indiretamente, o façam lembrar do momento que lhe causou o trauma original.
FOBIAS ESPECÍFICAS
Essa ansiedade é gerada por eventos específicos, como a claustrofobia (medo de lugares fechados) e a agorafobia (medo de ter uma crise intensa de pânico). Existem diversos tipos de fobias, que podem ser adquiridas de forma espontânea ou por um estresse pós-traumático.
Fonte:http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/doencas-psicologicas-causadas-pela-ansiedade-excessiva/2818/#