domingo, 23 de outubro de 2016

Seriação e Classificação

No início do ano letivo trabalho com meus alunos o nome próprio, separamos os nomes pela quantidade de letras. O aluno deve contar quantas letras tem o seu nome e colar na coluna correspondente ao número. Também trabalhamos o gráfico com o número com mais nomes e os com menos nomes. 
Nesta atividade trabalho a classificação e seriação, estudos feitos nesta interdisciplina e que não havia percebido que trabalhava também estes dois conteúdos.

Encorajar a criança a estar alerta e colocar todos os tipos
de objetos, eventos e ações em todas as espécies
de relações. A pensarem sobre números e quantidades
de objetos quando estes sejam significativos para elas.
Encorajar a criança a quantificar objetos logicamente e
a comparar conjuntos e a fazer conjuntos com objetos
móveis. (Kamii, 1986, p.16).
                                          

domingo, 16 de outubro de 2016

Falando da minha experiência

Sempre gostei de matemática e trabalhar com os pequenos é muito prazeroso. Adoro trabalhar com jogos para ensinar os meus alunos.
Logo no início da minha caminhada como professora sempre usava o método tradicional para ensinar, sem usar o lúdico, mas com os pequenos não existe melhor maneira de ensinar. Gosto de montar jogos para trabalhar as cores, quantidades, adição e subtração.
Acredito que está foi uma das experiências mais interessantes para ensinar matemática, e como fico feliz em ver que mudei para melhor, pois enfrentei obstáculos com os pais e direção para trabalhar o lúdico, mas consegui sair vencedora dessa "batalha".

domingo, 9 de outubro de 2016

Escolas Gaiolas e Escolas Asas

Lendo o texto de Rubem Alves "Escolas Asas e Escolas Gaiolas" percebi que estamos na metade do caminho. Metade do caminho porque durante a leitura me lembrei de quando cursava magistério há quase 20 anos e das aulas de português que eram totalmente gaiolas. Minha professora ditava 50 palavras todos os dias que me dava aula e cada palavra errada tinha que escrever 100 vezes no caderno de palavras corretas.
Pensando nesta aula de português fiquei muito feliz por termos evoluído, por estarmos buscando o melhor, por estarmos tentando atravessar a ponte que separa as escolas gaiolas das escolas asas. Ainda estamos longe dos voos altos, mas já conseguimos sobrevoar pequenas áreas deixando que nossos alunos mostrem o que sabem e a partir daí buscar novos conhecimentos.