sábado, 26 de março de 2016

Aprendizados

     O segundo semestre foi muito gratificante, entendi que toda a disciplina tem suas particularidades, mas ao mesmo tempo estão interligadas, por isso são interdisciplinas. Todas falam que temos que deixar o aluno mostrar o que sabe, que o aluno não é uma tábua rasa, temos que conhecê-lo para depois começar a trabalhar. O professor que utiliza a leitura do mundo da criança para alfabetizar o educando com certeza terá um melhor resultado. 
     Poder passar para o aluno aquilo que estamos aprendendo na faculdade é muito bom, colocar em prática o que lemos e ver que dá resultado é ótimo e isso foi o que a interdisciplina de alfabetização fez, apliquei muitas atividades que a professora Ivany sugeriu e vi a mudança no aprendizado dos meus alunos. Estes aprendizados vou levar para sempre junto com minhas turmas de alfabetização.
      Uma das atividades propostas pela Prof. Ivany foi dividir a turma em grupos áulicos que consiste na formação de grupos na sala de aula e acontece através de uma eleição onde os alunos escolhem com quem querem aprender, com quem querem trocar ideias e quem querem ajudar. Depois disso é feita a escolha dos coordenadores dos grupos e o nome de cada grupo. Com está atividade as aulas se tornaram mais prazerosas o que fez que as crianças aprendessem mais.

Aprendizagens com a interdisciplina de Alfabetização

Mudar o foco da alfabetização foi isso que comecei a fazer depois das leituras realizadas nesta  interdisciplina, o que deu muito certo. Deixar com que os alunos mostrem o que sabem e a partir daí construir um novo conhecimento é muito importante.  Trabalhar uma música que eles gostem, que sempre estão cantarolando ajuda muito, pois já tem aquelas palavras fixadas, a letra da música gravada e assim fica mais fácil começar a leitura e a escrita, a mesma coisa com o nome de armazéns ou comércios que existem na comunidade em que vivem, pois trabalhamos com os conhecimentos que eles já adquiriram.

Aprendizagens com a interdisciplina de Psicologia I

  A interdisciplina de Psicologia me fez ver os alunos com outros olhos, sem rotular e tentar entender o que realmente está acontecendo com aquela criança. No ano passado na minha turma entendi melhor o caso do meu aluno que passava a aula segurando o pênis e eu a aula inteira o repreendendo, depois das leituras comecei a conversar e entendi que era uma fase da idade em que ele estava.