segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

FELICIDADE

Como é bom falar dos momentos felizes que tive na escola, os quais foram muitos. Acredito que somos felizes quando fazemos o que gostamos e quando estamos com quem gostamos. Sou feliz porque gosto do meu trabalho e acredito numa educação melhor, alfabetizar é maravilhoso e todo dia tento dar o meu máximo para atingir os meus alunos. A felicidade está nas pequenas coisas, como um aluno que consegue ler, identificar uma letra, realizar uma continha, todos os dias acontecem descobertas o que me deixa muito feliz.

Filme Entre os muros da escola

Este filme fala da realidade de uma escola francesa onde é abordado o relacionamento entre professores e alunos. A escola é pública, na periferia e atende alunos com idade entre 13 e 15 anos.
Os alunos são indisciplinados, desinteressados e os conteúdos não chamam a atenção dos mesmos. O grupo apresenta diferenças culturais e sociais.O professor Marin muitas vezes entre em conflito com seus alunos tentando corrigi-los, mas sempre tentando mostrar que eles tem capacidade para aprender.
Os professores se reúnem em conselhos de classe para tentar achar uma solução e o professor Marin sempre tenta mostrar o lado melhor do aluno.
O filme mostra muitas coisas que também encontramos na realidade brasileira: o conflito entre professores e alunos, a falta de interesse e a agressividade dos educandos.

domingo, 6 de dezembro de 2015

Alfabetização

A maior aprendizagem deste semestre ocorreu na interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, com as leituras e atividades realizadas nesta interdisciplina trabalhei de outra maneira com a minha turma de 1º ano o que foi muito importante para eles e para mim. Deixei que meus alunos falassem mais do que sabem, do que gostariam de aprender e à partir daí construir às aulas. Antes eu trabalhava em grupos com minha turma, mas não todos os dias, pois achava que a aula poderia se tornar uma bagunça e com as explicações da professora Ivany tentei e deu certo, o trabalho em grupo faz com que as crianças aprendam mais. Vou levar estas aprendizagens para resto de minha vida.

Texto coletivo e Blog

Uma das grandes aprendizagens que ocorreu neste semestre foi a escrita, com o texto coletivo e  com o blog da interdisciplina Seminário Integrador consegui escrever mais, agora escrevo mais do que uma linha, claro que ainda preciso melhorar muito, mas estou muito feliz por essa conquista. Ler os blogs das colegas me faz pensar de outras maneiras e surgem novas ideias. Com estas novas aprendizagens está sendo mais prazeroso construir o texto do work shop.